GIA

É um espaço de atendimento anónimo, confidencial, criado para os alunos da Escola E. B. 2,3 Júlio Brandão, para esclarecer as suas dúvidas.Funcionará no Bloco 4, sala 4 (ao lado do gabinete do SPO) local que disponibilizará ao aluno o acesso à Internet, com informação que assegure, resposta às questões colocadas pelos alunos.
Para seres atendido basta apareceres ou enviares as tuas dúvidas pelo E-mail que aqui te facultamos:
gia.ebjuliobrandao@gmail.com

terça-feira, 12 de junho de 2012

FOTOEDUCAÇÃO PARA UMA FOTOPROTEÇÃO






Este retrato quase que dispensa palavras, a não ser as que permitem explicar o que provocou o acentuado envelhecimento unilateral da pele deste homem.
 

 
A imagem não deixa lugar para dúvidas. O homem retratado, um camionista de 69 anos de idade, conduziu um camião pelas estradas da América do Norte durante 28 anos.

Numa fotolegenda na revista New England Journal of Medicine, os médicos Jennifer Gordon e Joaquin Brieva, da Universidade Northwestern de Chicago, explicam facilmente o fenómeno: os raios ultravioletas A (UVA) do Sol atravessam o vidro das janelas dos veículos; ser-se cronicamente exposto aos UVA faz com que a pele se torne mais espessa e menos elástica.

Falta acrescentar o óbvio: como nos Estados Unidos (tal como em Portugal) o volante dos veículos fica do lado esquerdo, foi o lado esquerdo da cara do homem o que mais sofreu os efeitos da exposição solar.
Não nos devemos preocupar apenas com o envelhecimento da pele causada pelo sol. Neste verão devemos estar atentos à nossa pele e notar as possíveis alterações que nela ocorram. O lema é “VERÃO SEM ESCALDÃO, SOL COMO MODERAÇÃO, SOMBRA COMO PROTEÇÃO”.
Lê atentamente algumas das recomendações da Associação Portuguesa de cancro cutâneo e tira o melhor partido do sol, nas tuas férias de verão!
·         A exposição solar deve ser lenta e progressiva;
·         Evita a exposição solar em horas de risco (entre as 12h e 16 horas);
·         Horas seguras são aquelas em que a nossa sombra é maior que nós próprios;
·         Protege-te na praia, piscina, montanha, ou quando fazes desporto ao ar livre;
·         Usa chapéu, óculos escuros, camisola e protetor solar com índice de proteção igual ou superior a 30;
·         Lembra-te, que se tens pele clara, sardenta, olhos claros, queimas mais facilmente e precisas de cuidados redobrados;
·         Protege-te adequadamente do sol se possuis manchas ou tens alergias ao sol.
Modificado de: folheto cancro da pele, Associação Portuguesa de Cancro cutâneo (APCC)

Sem comentários:

Enviar um comentário