GIA

É um espaço de atendimento anónimo, confidencial, criado para os alunos da Escola E. B. 2,3 Júlio Brandão, para esclarecer as suas dúvidas.Funcionará no Bloco 4, sala 4 (ao lado do gabinete do SPO) local que disponibilizará ao aluno o acesso à Internet, com informação que assegure, resposta às questões colocadas pelos alunos.
Para seres atendido basta apareceres ou enviares as tuas dúvidas pelo E-mail que aqui te facultamos:
gia.ebjuliobrandao@gmail.com

Perguntas Frequentes sobre sexualidade

Podes colocar aqui questões relacionadas com a saúde um geral e sexualidade em particular.

O QUE É SEXO ORAL?
Sexo oral consiste em toda a atividade sexual onde ocorre estímulo dos genitais com a boca e a língua. Quando é feito no homem normalmente é chamada felação/Fellatio e quando é feito na mulher se chama cunilíngua/Cunnilingus. Pode ser realizado como preliminares antes do ato sexual, assim como o clímax de um acto sexual, durante ou depois do ato Sexual. Pode ser por vezes realizado com a exclusão de todas as outras formas da actividade sexual. No sexo oral, pode ou não ser incluída a ingestão ou absorção do sémen ou a secreção da vagina.



POR QUE AS PESSOAS FAZEM SEXO?
O seu objetivo primordial era a reprodução e continuidade da sobrevivência da espécie humana, contudo, é frequentemente praticado por prazer e/ou como uma expressão de amor e intimidade emocional. A função reprodutora permite a um homem e a uma mulher gerar um novo ser. Na espécie humana a sexualidade está ligada aos sentimento, ás emoções e também ao corpo, ao envolvimento fisico, à forma de estar em relação a ele e aos prazeres que ele proporciona.



PODEMOS AFINAL TER UM FILHO COM O PRESERVATIVO?
O preservativo (tanto masculino como feminino) se for corretamente utilizado ao longo de toda a relação sexual, é um método contracetivo seguro (ainda que não infalível), para além de ser o único método contracetivo que previne o contágio das IST e da SIDA. Como contracetivo, o preservativo masculino atinge uma eficácia de 98-99%, isto é, ocorrem 1-2 gravidezes em cada 100 mulheres durante um ano. A eficácia do preservativo feminino é de 95%. Neste caso, ocorrem 5 gravidezes em cada 100 mulheres durante um ano. Para aumentar a eficácia contracetiva do preservativo é possível utilizar a proteção dupla, que consiste na prevenção simultânea de gravidezes não desejadas, infeções sexualmente transmissíveis (IST) e contágio da SIDA, mediante o uso combinado do preservativo e do método contracetivo que se considere mais eficaz. Assim, por exemplo, não há inconveniente em usar simultaneamente a pílula e o preservativo.
Apesar das inúmeras vantagens do preservativo e a grande facilidade com que pode ser adquirido, apresenta alguns inconvenientes, já que a sua colocação pode interromper a dinâmica das relações sexuais, podem danificar-se se utilizados em contacto com produtos oleosos (vaselina, óleos, cremes corporais, etc.) ou quando mal acondicionados e colocados e, no caso do preservativo feminino, o seu preço é relativamente elevado.
Os preservativos (tanto o masculino como o feminino) não podem ser reutilizados, há que usar um novo em cada penetração, devendo ser sempre deitados no lixo, nunca na sanita. Não esquecer de verificar a data de validade e mantê-los afastados da luz e do calor, pelo que se deve evitar guardar o preservativo onde este se possa estragar (carteira, porta-luvas do automóvel,…)
Se, em algum momento, o preservativo romper ou ficar retido na vagina, existe o risco de gravidez, pelo que nestes casos é aconselhável recorrer à contraceção pós-coital ou pílula do dia seguinte, após aconselhamento médico.



QUEM TEM SIDA PODE TER FILHOS?
Sim!
No entanto, as mulheres seropositivas podem transmitir o vírus ao filho durante a gestação, no momento do parto e através do aleitamento, portanto, devem refletir bem sobre essa possibilidade antes de engravidar. Caso o pai seja seropositivo e a mãe seronegativa, existe já a possibilidade de fazer fertilização in vitro com esperma «lavado», ou seja, utilizando apenas os espermatozóides que não estejam infetados. Este sistema, contudo, tem ainda um risco de transmissão de um por cento e não está disponível comummente.
A mulher que descobre ser seropositiva já depois de estar grávida pode, como qualquer outra pessoa, iniciar o tratamento com medicamentos anti-retrovíricos, para controlar a multiplicação do vírus e prevenir a transmissão da infeção ao filho. Se a mãe já estava a fazer tratamento antes de engravidar, deverá continuar a fazê-lo, seguindo as instruções do médico.



O QUE É UM ORGASMO?
Período de maior excitação ou intensidade maxima de prazer sexual decorrente de uma relação sexual ou masturbação.
Pode ser experimentado por ambos os sexos e dura apenas alguns segundos. È normalmente acompanhado de ejaculação de sémen, pelo homem e de um liquido através da vagina, pelas mulheres.
 Está associado a uma sensação geral de euforia e contrações rápidas dos musculos pélvicos.



PORQUE É QUE O HOMEM FICA COM TESÃO?
Linguagem de calão referente ao termo científico ereção.
A ereção consiste na dilatação e aumento do pénis, como resultado da estimulação sexual ou em momentos relacionados com o aumento do volume da bexiga.
Pode ocorrer espontaneamente durante o dia ou a noite, depende de uma complexa interação psicológica, neurológica, vascular e hormonal.
O pénis apresenta na sua constituição tecido esponjoso, e estruturas tubulares que o atravessam, os corpos cavernosos. Em momentos de excitação, estes enchem-se de sangue e promovem o aumento do pénis.
A ereção permite o coito e a masturbação.





PORQUE É QUE AS HORMONAS ANDAM AOS “SALTOS”?
As hormonas são definidas como substâncias químicas produzidas por glândulas que, ao serem lançadas no sangue, estimulam e regulam os processos vitais do organismo. O seu nome deriva do grego hormon, que significa excitar, e foram descobertas em finais do século XIX.
As hormonas influenciam globalmente tanto a nível físico como a nível psicológico. Sabe-se que intervêm em praticamente todos os mecanismos do nosso organismo e que o seu excesso ou escassez pode provocar doenças, tais como o bócio, a diabetes, etc.
Durante a infância, duas hormonas que se encarregam de regular o crescimento: a hormona tiroideia e a hormona do crescimento, mas durante a adolescência entram em jogo as chamadas hormonas sexuais: a testosterona, os estrogénios e a progesterona.
Na puberdade, uma pequena glândula situada na base do cérebro chamada pituitária ou hipófise, liberta substâncias químicas (hormonas) no fluxo sanguíneo. Estas substâncias ativam o processamento das glândulas sexuais provocando o seu funcionamento. Nas raparigas, estas glândulas são os ovários e nos rapazes são os testículos. Estas alterações fisiológicas não acontecem a todos os rapazes e a todas as raparigas ao mesmo tempo. Cada indivíduo tem o seu próprio ritmo, o qual deve ser respeitado. Contudo, sabemos que a puberdade começa geralmente entre os 8 – 12 anos e está completa quando termina o processo de desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários (masculinos e femininos); normalmente, este processo caracteriza-se pela aquisição da capacidade reprodutiva.
Nas raparigas observa-se um aumento na altura e no peso, as ancas alargam e tornam-se mais redondas, os seios desenvolvem-se e começam a crescer os pêlos púbicos, a pele fica mais oleosa e as glândulas sudoríparas tornam-se ativas. Os ciclos menstruais assinalam um importante marco na vida das jovens. Quanto melhor conheceres e valorizares o teu corpo, melhor te sentirás nele.    
Os rapazes são habitualmente mais altos, mais fortes e com mais massa muscular. Os ombros e o peito alargam e os músculos começam a desenvolver-se. O pénis e os testículos crescem começando a produzir esperma e surgem os pêlos púbicos. À medida que o tempo passa, as cordas vocais engrossam, o que torna a tua voz mais grossa, embora possam produzir por vezes sons agudos. Podem ainda surgir alguns pêlos no peito. Os pêlos dos braços ficam mais grossos e os pêlos púbicos tornam-se mais espessos. As glândulas sudoríparas começam a funcionar.
Mas, além disso, as alterações hormonais manifestam-se de outras formas. As glândulas sudoríparas tornam-se assim mais ativas e começa-se a ter um odor particular, já que o conteúdo do suor é diferente do de uma criança pequena. As hormonas também estimulam as glândulas sebáceas e estas produzem mais sebo. Quando há uma grande quantidade de sebo, este pode obstruir os poros da pele e produzir a acne.

A puberdade significa um conjunto de alterações físicas que acontecem na vida dos rapazes e das raparigas que marcam o início de uma etapa muito importante, a adolescência.
É comum existirem na adolescência sentimentos contraditórios, ora te sentes criança, ora te sentes adolescente. Em algumas situações podes sentir-te bem no teu corpo, noutra desconfortável num corpo que está a mudar e que, por vezes, não reconheces.
Alguns autores avaliam a adolescência como uma situação de crise onde coexistem oportunidades e riscos. Trata-se de uma etapa em que te podes sentir muito vulnerável.
As emoções são vividas com muita intensidade por vezes com desejos contraditórios. O teu universo está a ampliar-se. Fazer perguntas e discutir ideias é o início da busca da tua identidade sexual.

O despertar para a sexualidade é um processo que acompanha as transformações corporais iniciadas na puberdade, para que o crescimento se dê de uma forma harmoniosa, satisfatória e completa é necessário que este processo seja acompanhado de maturação psicológica. Tudo se passa num tempo de descobertas e expetativas, em que o desejo e o prazer são novas sensações que podem despertar dúvidas, medos e angústias, por ser desconhecido o que está a acontecer. Os rapazes vão tomando consciência de si como ser sexual e sexuado, que se relaciona consigo próprio e com as outras pessoas, de forma característica e pessoal. Começam por ter que aceitar as modificações do seu corpo, que perde as formas de criança, para adquirir características e funções próprias da idade adulta …que se aproxima!
As hormonas são igualmente responsáveis pelo aumento do interesse sexual. Neste aspecto, deves saber que, ainda que fisicamente uma rapariga possa ser considerada sexualmente madura após a puberdade, isso não quer dizer que, cultural ou emocionalmente, esteja preparada para iniciar as relações sexuais. Normalmente, a evolução psicossocial necessária para iniciar a vida sexual requer um período de tempo maior, pelo que é adquirido durante a adolescência

A menstruação nas raparigas e a primeira ejaculação nos rapazes são os sinais evidentes que a mudança começou. Quando somos nós a mudar e a crescer tão radicalmente, poderá não nos parecer tão simples. Talvez ajude pensares que também os teus pais, professores e os(as)  amigos(as) mais velhos atravessaram esta fase, possivelmente com as mesmas dúvidas e receios. Neles/Nelas com certeza, poderás apoiar-te, se te sentires à vontade. A tua capacidade para lidar com estas inquietações pode associar-se à descoberta do prazer e de ti próprio(a) enquanto pessoa.



COMO É QUE O ÓVULO FECUNDADO SE DESLOCA PARA O ÚTERO?
Após a fecundação nas trompas, o óvulo fecundado inicia um caminho lento para chegar até o útero. Chegando ao útero ele precisa se fixar para que a gravidez possa evoluir, esse processo de fixação chama-se nidação.
O óvulo leva de 4 a 15 dias para chegar ao útero. É só após a nidação, que o corpo inicia a produção do HCG (Hormônio Coriônico Gonadotrófico), hormona que dá positivo nos testes de gravidez. Por isso é tão importante aguardar este intervalo de tempo para fazer um teste de gravidez, pois antes disso o exame pode não acusar a presença desta hormona. Ou seja, não existe falso negativo e sim um teste/exame feito prematuramente.
Nesse período em que o óvulo se desloca até o útero, vai acontecendo a divisão celular, essa fase é chamada de mórula. E é nessa fase que o ovo fica mais vulnerável, pois os o sistema imunológico da mãe pode considerá-lo um corpo estranho e acabar atacando-o e o expulsando espontaneamente do corpo. Isso também pode ocorrer porque o organismo verifica que houve algum problema no processo de divisão celular, fazendo uma seleção natural, evitando assim que uma gestação com problemas continue.
O endométrio é parte importante para que ocorra a nidação, pois ele precisa ser proliferativo, ter uma espessura entre 7 e 15mm e ter 3 camadas, pois só assim a nidação acontece de forma segura para o desenvolvimento da gestação.




COMO É QUE APARECEU A SIDA NO MUNDO?
A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA) matou mais de 20 milhões de pessoas nos últimos 20 anos e, até hoje, não foi possível encontrar nem uma cura nem uma vacina eficazes para lutar contra esta ameaça que afecta pessoas de todas as idades, em todos os continentes.
A pesquisa genética indica que o HIV teve origem na África centro-ocidental durante o século XIX e início do século XX. Foi reconhecida pela primeira vez pelos Centers for Disease Control and Prevention dos Estados Unidos, em 1981, e sua causa, o HIV, foi identificado no início dos anos 1980.
A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que, ao entrar no organismo humano e ao penetrar no sistema sanguíneo, começa de imediato a reproduzir-se dentro dos linfócitos T4 (ou células CD4) acabando por matá-las. As células CD4 são, precisamente, os elementos do sistema imunológico que dão indicações às restantes células para a necessidade de proteger o organismo contra agentes invasores.
Sob a acção do vírus, a função de defesa fica enfraquecida e deixa a pessoa infectada, ou seropositiva, mais vulnerável em relação à actuação de bactérias e vírus, que provocam as chamadas doenças oportunistas. É o caso de formas raras de pneumonia, toxoplasmoses, candidiase, meningite criptocócica e cancros como o Sarcoma de Kaposi. Estas doenças são, normalmente, a causa de morte dos seropositivos, sendo bastante raras entre as pessoas que não sofrem de imunodeficiência.
Foi precisamente a ocorrência de algumas destas doenças, nos Estados Unidos da América, entre jovens aparentemente saudáveis, que, em 1981, levou à suspeição da existência de uma nova patologia. Os primeiros casos foram detectados em homossexuais masculinos, de tal forma que a doença chegou a ser identificada como GRID («Gay-related Immune Deficiency»), antes de se perceber que a SIDA podia afectar todas as pessoas, independentemente da idade, sexo, estado de saúde ou localização geográfica.
A SIDA é uma síndrome, ou seja, de um conjunto de sintomas e sinais que não dizem respeito apenas a uma doença. É uma síndrome de Imunodeficiência porque o vírus deixa o sistema imunológico deficiente; e é Adquirida, uma vez que resulta da acção de um agente externo ao organismo humano.

Ser lésbica ou gay é normal?


A orientação sexual é definida como a preferência de um indivíduo por um determinado sexo. Na sociedade actual, a heterosexualidade é a orientação mais comum. A heterosexualidade implica envolvimento sexual com um indivíduo do sexo oposto; homosexualidade implica envolvimento sexual com um individuo do mesmo sexo e bisexualidade implica envolvimento sexual com indíviduos de ambos os sexos. Segundo vários autores a orientação sexual pode mudar ao longo da vida e estudos também demonstram que a orientação sexual não é uma escolha voluntária.
Para mais esclarecimentos procura o GIA


Como é constituído o esperma?

O esperma humano é um líquido esbranquiçado que é libertado durante a ejaculação (expulsão do esperma através da uretra). Em cada ejaculação são libertados entre 2 ml a 5 ml de esperma que contém até 500 milhões de espermatozóides mas que, no entanto, constituem apenas uma pequena parte do volume total do sémen. Além de espermatozóides, o sémen é formado pelo líquido seminal, pelo líquido prostático e pela secreção das glândulas de Cowper.

Contribuição das glândulas masculinas para a formação do esperma
Glândula
Função
Testículos
Produzem até 500 milhões de espermatozóides, que são lançados durante uma  ejaculação.
Vesícula seminal
Produz um muco rico em nutrientes, que é a fonte de energia para os espermatozóides se poderem deslocar no útero da mulher.
Próstata
Produz líquido prostático, que tem como função neutralizar a acidez da vagina e activar os espermatozóides.
Glândulas de Cowper
Produzem uma secreção que é lançada dentro da uretra com o objectivo de a limpar e lubrificar, preparando-a para a passagem dos espermatozóides.





O que é sexualidade?
A sexualidade nasce com o indivíduo e desenvolve-se durante toda a vida do indivíduo. A sexualidade não se resume ao acto sexual, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, "a sexualidade humana forma parte integral da personalidade de cada um. É uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida.
A sexualidade não é sinónima de relação sexual. Sexualidade é muito mais do que isso. É energia que nos motiva encontrar o amor, contacto e intimidade, e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas e como estas tocam e são tocadas. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, acções e integrações, portanto, a saúde física e mental.


Como colocar o preservativo?

PRESERVATIVO MASCULINO
O preservativo masculino é uma bolsa fina, fechada numa das extremidades, elástica e resistente que se coloca no pénis erecto antes da relação com penetração. Quando se ejacula, o esperma fica na extremidade fechada, evitando a passagem deste para a cavidade vaginal. Para o seu fabrico utilizam-se diversos materiais, como o látex ou o poliuretano. Quando usado correctamente, para além de ajudar a prevenir a gravidez, é um método que diminui o risco de contrair as Doenças Sexualmente Transmissíveis. Existem muitos tipos de preservativos. Podem ser de diversas cores, transparentes ou opacos e, inclusive, fluorescentes.

Como se coloca correctamente o preservativo?
1.       Em primeiro lugar, deves verificar a data do preservativo na caixa ou na embalagem. Não se deve utilizar se já estiver fora do prazo de validade pois pode romper-se mais facilmente;
2.       A abertura da embalagem deve ser feita cuidadosamente num dos lados, evitando a abertura com dentes e unhas, o que poderia causar a ruptura do preservativo;
3.       O homem deve apertar levemente a extremidade do preservativo para evitar o acúmulo de ar nesta região. As bolsas de ar podem romper um preservativo facilmente;
4.       Deve-se verificar o lado correcto do preservativo antes de desenrolá-lo. O preservativo deve ser colocado na ponta do pénis erecto;
5.       O preservativo deve ser desenrolado sobre o pénis, até a base;
6.       Antes de começar a relação sexual, é recomendável testar se o preservativo não está “largo" no pénis. Nunca se deve utilizar o mesmo preservativo mais do que uma vez. Cada relação sexual necessita de um novo preservativo;
7.       O preservativo deve ser retirado do pénis logo após a ejaculação. Segurar o preservativo enquanto retira o pénis da vagina evita que o sémen saia do pénis;
8.       Se, em algum momento, o preservativo romper ou ficar retido na vagina, existe o risco de gravidez, pelo que nestes casos é aconselhável procurar a ajuda de um especialista da saúde.


PRESERVATIVO FEMININO

O preservativo feminino consiste numa bolsa fina, transparente e suave que se coloca na vagina da mulher antes da penetração, para que o pénis permaneça coberto durante o coito e o sémen se possa armazenar ali.
Esta bolsa tem uma forma cilíndrica, está lubrificada e apresenta dois anéis, um em cada extremo. O anel mais pequeno deve ser introduzido na vagina até à parte mais profunda, como se  estivesse a colocar um tampão ou um diafragma. O anel maior – juntamente com uma pequena parte do preservativo - deve permanecer no exterior da vagina, estendido sobre os grandes lábios da vulva.
Deve ser sempre colocado antes da penetração ou antes do pénis ter contacto com a vagina ou a vulva. Durante a penetração, deve evitar-se a deslocação do preservativo sobre a vagina e assegurar-se de que o pénis não se posiciona entre o preservativo e a vagina.
Para o retirar, há que torcer o anel exterior e esticar suavemente, com cuidado para não derramar sémen. Também neste caso, antes de continuar o contacto íntimo com o parceiro, é essencial lavar as mãos e o pénis, já que podem ficar restos de sémen.

CONCLUSÕES
Se for correctamente utilizado ao longo de toda a relação sexual, o preservativo (tanto masculino como feminino) é um método contraceptivo seguro (ainda que não infalível), para além de ser o único método contraceptivo que previne o contágio das IST e da SIDA.

·         Vantagens:
1.       de fácil aquisição;
2.       é o método ideal para relações ocasionais ou imprevistas;
3.       pode ser utilizado sem contra-indicações;
4.        é o único método contraceptivo que reduz a incidência de doenças como a sida e a gonorreia;
5.       se for utilizado correctamente tem uma taxa de eficácia de cerca de 90%.


·         Desvantagens:
1.       se for mal aplicado ou utilizado mais de uma vez pode romper;
2.       diminui a sensibilidade dos órgãos genitais;
3.       como é de utilização única o custo de cada preservativo não é um factor a esquecer, apesar de que em Portugal podes encontrá-lo gratuitamente nos Centros de Saúde.