GIA

É um espaço de atendimento anónimo, confidencial, criado para os alunos da Escola E. B. 2,3 Júlio Brandão, para esclarecer as suas dúvidas.Funcionará no Bloco 4, sala 4 (ao lado do gabinete do SPO) local que disponibilizará ao aluno o acesso à Internet, com informação que assegure, resposta às questões colocadas pelos alunos.
Para seres atendido basta apareceres ou enviares as tuas dúvidas pelo E-mail que aqui te facultamos:
gia.ebjuliobrandao@gmail.com

terça-feira, 15 de novembro de 2011

17 Novembro - Dia do não Fumador

No dia 17 de Novembro é comemorado em Portugal o dia do não fumador. Data importante para se refletir sobre malefícios do tabagismo, e conscientizar-se dos prejuízos causados pelo tabaco.

No painel da saúde (junto ao bar) apresentamos um cartaz sobre um dos principais malefícios do tabaco - o cancro do pulmão.


É considerada que, nos países desenvolvidos:
  • 25 a 30% da totalidade dos cancros relacionam-se com o tabaco; o tabaco contribui para o desenvolvimento de doenças respiratórias que podem ser graves e mortais, tal como 80% das situações clínicas de, doença pulmonar crónica obstructiva;
  • o tabaco constitui factor de risco importante de doenças vasculares arteriais: coronárias, cerebrais da circulação periférica. É referido que 20% da mortalidade, por doença coronária, deve-se ao tabaco.
  • Em Portugal, calcula-se que 20 a 26% da população fuma e se, entre 1970 e 1995, o consumo do tabaco aumentou mais de 150%, tendo sido o país da União Europeia, onde mais se tinha elevado a percentagem de fumadores, o Presidente do Conselho de Prevenção do Tabagismo, o Professor Paes Clemente, em intervenção recente (Janeiro de 2002) referiu que a venda do tabaco, pela primeira vez, baixou em Portugal.
  • Além das crianças fumadoras passivas, sabe que há crianças que começam a fumar aos 10 ou 11 anos de idade. Mesmo sem fumarem, todos aqueles, que estão sujeitos ao fumo do tabaco, podem ter níveis elevados de cotidina no sangue (principal metabolito da nicotina que pode ser doseado). A nicotina fixa-se na saliva, no plasma sanguíneo, na urina e no cabelo. Com a lavagem do cabelo a nicotina é arrastada, razão porque só se pode com segurança conhecer os seus níveis através do doseamento da cotidina em análises da saliva, do plasma, ou da urina. Não é preciso "engolir o fumo", basta que o fumo do cigarro entre em contacto com a saliva para se difundir rapidamente em circulação. O fumo do tabaco para os fumadores passivos, deve ser considerado como factor de risco ambiental para a saúde.
Para os pais deve ser dirigida uma mensagem especial, tal como a que se segue:
  • não permitam, que se fume, nas suas casas.
  • não fumem (se os pais forem fumadores) em presença dos seus filhos, qualquer que seja o local, onde se encontrem;
  • não permitam, que as crianças mexam em objectos associados com o tabaco, como isqueiros, cinzeiros, caixas de tabaco, bolsas para tabaco;
  • avisem os seus filhos sobre os malefícios do tabaco.

Sem comentários:

Enviar um comentário